Carregando...

Notícias

5 práticas de pequenas empresas que deram certo na crise

Pequenas empresas que deram certo mesmo durante fortes crises econômicas estão por toda parte, e podem nos ensinar valiosas lições

Pequenas empresas que deram certo mesmo durante fortes crises econômicas estão por toda parte, e podem nos ensinar valiosas lições. Cada um encontra uma maneira de fazer seu negócio dar certo, isso é fato, mas há pontos em comum entre os negócios que “vão para frente”, e é baseado nesses pontos que preparei o post de hoje.

Leia as 5 praticas que observei as pequenas empresas campeãs adotarem com sucesso!

1. Identificar alguma necessidade – e atendê-la!

Em qualquer época, existem necessidades e desejos que o consumidor precisa ver satisfeitos. Identificá-los e trabalhar para ser a solução que o consumidor espera encontrar são práticas que muitas das pequenas empresas de sucesso adotaram. Se você vai abrir agora seu próprio negócio ou está querendo dar aquela aumentada no faturamento, pense nisso: agregar valor ao cliente é tornar-se necessário!

2. Manter-se em evidência

Prática que recomendo às pequenas empresas, em qualquer tempo, mas mais ainda em tempos de crise: apareçam! Façam propaganda, fiquem em evidência e sejam vistas! Por mais que as coisas estejam difíceis, investir na visibilidade da empresa frente ao consumidor é fundamental para os negócios. Separe uma verba para propaganda, use as mídias sociais, anuncie seus produtos e ofertas aos 4 ventos!

3. Trabalhar em dias e horários nos quais a concorrência é menor

Uma vez estava conversando com o pai de um amigo, em minha casa. Era domingo pela manhã e convidei-o a ficar para almoçar. Ele recusou, pois ia trabalhar. Eu disse, então, um “sinto muito”, ao qual ele respondeu: “não sinta! Trabalho hoje porque enquanto a concorrência está de folga, estarei atendendo os clientes deles!”

A ideia é essa: manter sua empresa aberta em horários e dias diferenciados tem tudo para aumentar seu faturamento e render novos clientes. Mas, para dar certo, é preciso persistência e constância: não vai adiantar fazer uma curta experiência e já tirar conclusões. É aos poucos que as pessoas vão descobrindo seus horários — portanto, seja constante!

4. Ter qualidade

Fundamental em qualquer ramo, ter qualidade é a chave para o sucesso do empreendedor. Se nem mesmo quando as coisas estão ótimas e a economia “bombando” dá para descuidar da qualidade dos produtos e serviços que prestamos, imagine só em tempos de crise! Aí é que cada detalhe precisará de toda atenção, para que a qualidade fique lá em cima — e a saúde financeira da empresa também!

5. Fidelizar a clientela

Cliente satisfeito sempre volta, e as pequenas empresas que deram certo na crise, sabendo disso, apostaram em fidelização da clientela. Há maneiras muito boas de manter um cliente, destaco algumas abaixo:

  • Premiar as compras com pontos ou descontos em outras compras;
  • Manter contato com a clientela para ofertar promoções especiais por e-mail, redes sociais, ou quaisquer outras formas profissionais e que estejam ao alcance da sua empresa;
  • Prestar um atendimento 100% e criar um canal para reclamações, críticas e sugestões.

Todo empresário pode crescer durante a crise, desde que se mantenha atento e ciente de que mudanças estão acontecendo o tempo todo. Pequenas empresas que deram certo, além de adotarem as melhores práticas de mercado, têm em comum mais um ponto: são muito bem administradas! Essa é a última dica de hoje: administre sua pequena empresa com pulso de ferro! Nesse ponto, usar a tecnologia a seu favor, como um sistema de gestão financeira eficiente, é fundamental para a saúde de sua empresa!